Marcelo Tostes Advogados patrocina evento que irá debater o uso de novas tecnologias e o futuro do Direito

Postado por: In: Sem categoria 05 set 2017 Comentários: 0

No dia 25 de Setembro, estudantes, advogados e empreendedores de todo o Brasil se reúnem em Belo Horizonte para entender como os avanços tecnológicos impactam o cotidiano do profissional do Direito. O evento acontece no Auditório Principal do IBMEC-MG, às 18h e é aberto ao público.

No evento, que conta com a participação dos sócios Dr. Marcelo Tostes e Dr. Fernando Drummond, serão abordadas questões como: a influência da tecnologia no ensino do Direito e na atuação dos profissionais jurídicos, as principais demandas dos escritórios e dos departamentos jurídicos às startups e as mais recentes novidades tecnológicas para o mercado jurídico.

Pitches

No segundo momento, lawtechs e legaltechs farão seus pitches. As lawtechs e legaltechs são startups que têm como modelo de negócios oferecer produtos e serviços inovadores para otimizar a atuação do setor jurídico. Os pitches são apresentações de curta duração, de até 3 minutos, nas quais são demonstrados: o problema que a empresa soluciona, qual o panorama do segmento de mercado em que ela se insere, o estágio de desenvolvimento do negócio e a capacidade de execução da equipe.

O NErD

A iniciativa de organização do evento é do Núcleo de Empreendedorismo e Direito da FDUFMG, NErD, um programa de extensão de cunho educativo e transdisciplinar, que visa aproximar alunos do ecossistema empreendedor. Marcella Furtado de Magalhães Gomes, professora da Faculdade de Direito e coordenadora do programa, esclarece que essa aproximação é feita por meio da observação participante, realização de cursos e encontros. “A presença nesses eventos torna possível que os alunos identifiquem oportunidades para a criação de novos negócios, para direcionamento na carreira profissional e acadêmica”, conta.

A AB2L

Além da UFMG e do IBMEC, o evento conta, também, com o apoio da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, AB2L. A AB2L objetiva promover um ambiente de diálogo e networking entre as startups, bem como aproximar o advogado e instituições jurídicas do cenário de inovação tecnológica. O encontro é patrocinado pelo escritório Marcelo Tostes Advogados.

Segundo Tomaz Chaves, cofundador da AB2L e representante das empresas Juris e Dubbio, existe grande receio dos advogados em relação à chegada de inovações no universo jurídico, em razão da suposta perda de mercado. “Isso é um grande mito e é preciso pensar o cenário como uma oportunidade para um novo olhar sobre a atuação do advogado, mais estratégico e multidisciplinar”, afirma.

Inscrições

Para participar, é preciso se inscrever por meio do Sympla. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Composição da Mesa Redonda

Anna Martins (Órbi)
Fascinada por inovação e empreendedorismo, ama desafios e acredita que a melhor forma de trabalhar é em equipe. Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e como advogada, estruturou o setor de startups de um dos escritórios mais tradicionais de Belo Horizonte, João Bosco Leopoldino Advocacia. Hoje, é a Diretora Executiva do Órbi e encara o desafio de fomentar conexões entre os principais agentes do ecossistema de startups para gerar um Brasil mais inovador e empreendedor.

Christiano Xavier (Localiza)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil(2001). Mestre em Compliance Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas.É responsável por liderar uma equipe de 36 pessoas na Localiza Rent a Car e pela reestruturação do departamento jurídico. Estabeleceu uma agenda de inovação para o departamento jurídico com base na qualidade, simplificação e produtividade. Possui experiência em transações de M & A (fez parte da equipe que negociou o M & A entre Localiza e Hertz Brasil em 2016).

Fernando Drummond (Marcelo Tostes Advogados)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Sócio Administrador e Membro do Conselho no Escritório Marcelo Tostes Advogados | DR-A

Guilherme Freitas (MRV Engenharia)

Bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário, seu foco sempre foi transformar a mentalidade e a lógica por trás da prestação de serviços jurídicos. Nos departamentos jurídicos de empresas como USIMINAS, HOLCIM e FIAT, instigou e implementou transformações significativas, especialmente para tornar o ambiente jurídico mais acessível, transparente, direto e menos formal. Atualmente, é Gestor Executivo do Jurídico da MRV Engenharia e lidera uma talentosa equipe que, ao embarcar tecnologia jurídica sem preconceitos, certamente será um case de gestão eficiente e inteligente de contencioso de massa. Autor de diversos artigos sobre tecnologias aplicadas ao mundo jurídico, é colunista do portal CryptoID. Um verdadeiro #jurídicosemgravata.

João Bonomo (IBMEC-MG)

Professor, mentor e fomentador do ecossistema empreendedor de Belo Horizonte, atuando na coordenação e apoio de cursos voltados á temática de empreendedorismo e inovação. Atuando na construção deste ecossistema desde 1999 tanto na vertente acadêmica como na esfera dos programas de aceleração.

Marcella Furtado de Magalhães Gomes (UFMG)

Professora Adjunta do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Direito da UFMG. Possui graduação em direito (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve temas, no ensino, na pesquisa e na extensão, relativos à: Educação Jurídica (crise, metodologias, estudos empíricos sobre o direito, novas tecnologias) e Empreendedorismo Jurídico. É, também: coordenadora da Escola de Formação em Direitos Humanos do Programa Pólos de Cidadania da FDUFMG; coordenadora de eventos do Programa Prunart-FDUFMG; coordenadora das atividades de acolhimento e formação feminista interseccional do Coletivo das Rosas da FDUFMG; coordenadora do Grupo de Estudos em Igualdade e Discriminação Étnico-Racial da FDUFMG Luísa Mahin e Coordenadora do NErD – Núcleo de Empreendedorismo e Direito da Faculdade de Direito da UFMG.

Natália Cristina Chaves (UFMG)

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É mestre (2005) e doutora (2011) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco em Direito Empresarial. Atuou como advogada, administradora judicial e liquidante no Estado de Minas Gerais. Atualmente, é professora Adjunta A, com dedicação exclusiva, na área de conhecimento de Direito Empresarial, do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberto Vasconcelos Novaes (IBMEC-MG)

Roberto Vasconcelos Novaes é bacharel em Direito pela UFMG, mestre e doutor em Filosofia do Direito pela mesma instituição. Na Faculdade de Direito, participou ativamente do movimento estudantil e foi presidente do Centro Acadêmico Afonso Pena. Realizou aperfeiçoamento em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. É professor universitário há 15 anos e atualmente leciona no curso de Direito e CBA do IBMEC-MG. Scrum Master Certificado e desenvolvedor autodidata, tem experiência em métodos ágeis, gestão de projetos, softwares livres, bancos de dados relacionais, Ubuntu, Java, C# e Python. Vive e trabalha em Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil.

Tiago Brasileiro (Martinelli Advogados)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. E sócio responsável pela administração do escritório de advocacia Martinelli Advogados. Neste, atua na áreas do Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Empresarial.

Startups

MTTech

Gestão de departamento jurídico.

Gestão automatizada, da contratação, do custo, da qualidade de prestação do serviço e cumprimento dos prazos e providências pelos correspondentes.

Contraktor

Contract Lifecycle Management

SaaS para gestão do ciclo de vida de contratos em nuvem. Provê soluções para acelerar o processo de fechamento de negócios pelas empresas.

NetLex

Document Assembly e Gestão de Documentos

Otimizar a criação e gestão de documentos

Juris Correspondente

Rede de Profissionais

Plataforma especializada em divulgação e contratação de advogados correspondentes.

D’Acordo

Mediação presencial e resolução online de conflitos

Prevenção, gerenciamento e resolução de conflitos por meio de totens, sistemas web e videoconferência.

Cames

Resolução de Disputas

Câmaras para mediação e arbitragem de disputas utilizando sistemas de controle de processos eletrônicos e automatizados.

SpedAuditor

Saas para a verificação e validação do SPED. Geração de relatórios de inteligência de negócio a partir da EFD.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Translate »