OAB anuncia grupo para regulamentar o uso de inteligência artificial

Postado por: In: Notícias 04 jul 2018 Comentários: 2 Tags: , , , , , , , , ,

Link original

Por: Consultor Jurídico

 

A Ordem dos Advogados do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (2/7), a criação de um grupo para discutir a regulamentação do uso de inteligência artificial no exercício do Direito.

 

O anúncio vem dias depois de o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a seccional fluminense da OAB-RJ publicarem uma nota de repúdio a uma ferramenta que ajuda pessoas em ações trabalhistas, lançada pela empresa Hurst.

 

O coordenador do grupo de inteligência artificial será José Américo Leite Filho, diretor jurídico da Febratel (Federação Brasileira das Empresas de Telecomunicações).

Para ele, o uso de inteligência artificial é importante para o Direito e uma tendência global, “mas é preciso assegurar que isso não represente uma industrialização do uso da Justiça em detrimento da possibilidade de ajustes e acordos que não sobrecarreguem os tribunais e as empresas”.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, afirma estar preocupado que as recentes ferramentas, como os robôs virtuais, vendam como grande vantagem a dispensa da atuação de advogados.

 

“Não somos contra o desenvolvimento tecnológico e temos consciência de que ele é inexorável. Isso não quer dizer, no entanto, que vamos tolerar oportunistas que querem colocar a advocacia num papel marginal e subalterno através da massificação desordenada e desregrada dessas ferramentas”, afirmou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.


Comentários: 2

  1. Postado por Brício Gonçalves Santos 05 jul 2018 at 00:53 Resposta

    Boa noite!
    Gostaria debter acesso ao grupo ou informações referente a regulamentação do uso da IA.

    • Postado por Admin 05 jul 2018 at 08:52 Resposta

      Prezado Brício, bom dia!

      Para novas informações referentes à regulamentação e estudo da IA no Direito, sugerimos que entre em contato com a OAB Nacional, através dos dados abaixo. A iniciativa é gerida pela Ordem, que criou uma área de coordenação específica para o assunto:

      Coordenação de Inteligência Artificial
      JOSÉ AMÉRICO LEITE FILHO – Presidente
      Telefone: (61) 2193-9600 | Imprensa: (61) 2193-9678 / (61) 98173-5633 – imprensa@oab.org.br

      Boa sorte!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Translate »