MTACast #Dia da Consciência Negra: podcast do MTA promove debate dos temas: LGBTQIA+ e Reflexões sobre as novas e atuais Consciências Negras
Em dois episódios especiais, Comitê DIVERSIFICA (Responsabilidade Social) abre espaço e os microfones aos colaboradores do MTA para discutirem histórica e atualmente a importância do 20 de Novembro
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data promove o debate histórico sobre a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da nossa sociedade. Representa um espaço para reflexões sobre o combate a todas as formas de exploração, devendo estender-se ao longo de todo o ano, propondo ações afirmativas institucionais capazes de reverberarem, sobretudo, nos espaços educativos com atuações formativas que visam colocar e reafirmar na ordem do dia a humanização de uma população imensa, que contribuiu e contribui, com muita luta, à história de nosso país.
No campo institucional, a Lei 10.639 (2003) instituiu o 20 de Novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra”, incluindo o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas públicas e privadas brasileiras. Mais que uma obrigatoriedade, trata-se de convocação importante por um conteúdo que retrate a história e as lutas dos negros e negras como agentes ativos e protagonistas de suas ações e que também aborde as contribuições desse povo na história e cultura do Brasil.
Inseridos nesse contexto histórico de luta e reflexão, preparamos dois episódios especiais do MTACast, nosso podcast aqui no Marcelo Tostes Advogados. Abrimos o espaço e os microfones para que os nossos colaboradores discutissem o Dia da Consciência Negra a partir de duas frentes importantes: LGBTQIA+ e Reflexões sobre as novas e atuais Consciências Negras. Ambas as edições são iniciativas do DIVERSIFICA: o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do projeto de Responsabilidade Social do MTA.
Para nós, a data marca a importância das discussões e ações para combater a desigualdade social e as violências contra a população negra ainda existentes em nosso país. Entendemos que é primordial falarmos sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. Através do nosso Projeto, visamos contribuir de forma assertiva com o debate social de temas complexos, potencializando e direcionando experiências, abrindo espaços para diálogos e reflexões que promovam cada vez mais a mudança, a inclusão e a diversidade não apenas no Direito, mas em toda sociedade.
Para além de um momento festivo, o 20 de Novembro proporciona a reflexão sobre o racismo, as suas implicações na atualidade e como atuaremos para mudar essa realidade.
Assista, escute e esteja conosco nessa caminhada!
✅ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – REFLEXÕES E O PAPEL DAS NOVAS CONSCIÊNCIAS